sábado, 19 de junho de 2004

Maçons, templários, e etc...

Maçonaria - google

Pedreiros
Os primeiros maçons podem ter se originado na Idade Média. Criaram uma associação de pedreiros. Seriam os verdadeiros construtores de castelos, muralhas, apoiados pela igreja católica, que naquele tempo, o papa era como se fosse um rei. Até exército a seu dispor, tinha.

Os construtores, para manter-se importantes e necessários, não revelavam os segredos do seu ofício a pessoas fora da associação. Construiam estradas para as fortificações dos templários, castelos e muralhas  para os senhores feudais,  e mosteiros para as igrejas.

Revoluções
No livro 1822, é citado como provalvelmente originários dos templários. Os maçônicos tiveram influência na revolução francesa, na americana, na independência brasileira, e também na criação da República Brasileira. Dom Pedro I era maçônico.


Teriam se originado dos templários?
Templários

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão
Os cavaleiros templários foi uma ordem militar criada na idade média, apoiada pela igreja católica, para apoiar o ataque das cruzadas contra os pagãos. Os templários, com o tempo, criaram fortunas, criando até bancos, e emprestando dinheiro até para os reis, inclusive, para o rei da França, que endividado, não podendo pagar, convenceu o papa a exterminar os templários. Ao exterminá-los, a igreja se apoderou de seus bens. Mas, provavelmente houve sobreviventes, de hierarquia mais baixa, que criaram a nova sociedade, a maçonaria.

Atributos
Os candidatos devem acreditar em Deus, embora tanto a igreja católica como a protestante são contra a maçonaria. Atribuem a eles, como uma ordem vinda do mal.

Deve ter uma profissão lícita, deve ser íntegro de bom caráter.

Alguns filmes que citam os Templários e os maçons
O código da Vinci
Indiana Jones e a última cruzada
A lenda do tesouro perdido

Conclusão
Vejam os cristão falarem mal dos maçons, como se fossem anjos vindos do inferno. Mas a julgar pelo seu sistema, pela sua doutrina, não aparenta ser o mal como falam. Só o fato de uma das exigências ser o de acreditar em Deus, e o candidato ser uma pessoa íntegra, parece mostrar que os seus críticos estão enganados, acho que até mesmo, por desinformação.

Nenhum comentário: